Como
aproximar as famílias no contexto escolar?
Este
questionamento tem produzido interessantes diálogos escolares.
Durante
alguns anos percorremos um caminho para construir e consolidar nosso princípios
e durante este tempo nos envolvemos com a comunidade escolar, aproximando-a das
propostas educativas e das ações do cotidiano, construindo referências e
buscando a identidade que desejamos confirmar. Neste período convidamos a
família, por diversas vezes em situações singulares a participarem do contexto
escolar, garantindo assim a construção de uma identidade que não fosse apenas
dentro dos muros escolares e sim na comunidade.
Nosso maior propósito tem sido visibilizar o trabalho educativo com muito mais propriedade, apresentando por meio de documentações pedagógicas o que comtemplamos sobre a criança e os adultos envolvidos neste contexto.
Encontros
e diálogos celebram as aprendizagens, as convivências, as inquietudes, os
questionamentos, pois somos seres humanos que se relacionam e aprendem a
aprender. Tornar visível este trabalho é exigir de todos, família e escola,
disponibilidade e compromisso em envolver-se com a dinâmica da educação,
visualizando o cotidiano por meio de diferentes linguagens (cultural e tecnológica).
Acreditamos na comunidade escolar
que está disponível a conhecer e compartilhar o conhecimento produzido pela
humanidade, construindo um olhar sensível, político e ético, onde são
protagonistas desta história.