Agenda Digital
PROPOSTA EDUCATIVA

 

Conhecer esta criança de 4 e 5 anos de idade tem sido nosso propósito essencial, buscando escutá-la para desencadear propostas e envolvê-la diretamente com diversas situações de aprendizagens significativas.

 

Nos primeiros momentos da criança na escola, o acolhimento está inteiramente relacionado a organização do espaço, as palavras da educadora, aos gestos de carinho, aos atentos olhares para compreender a criança, suas manifestações, necessidades e desejos. Isto tudo potencializando a construção de vínculos afetivos entre adultos e crianças.

 

A organização das propostas são convites para descobrir e explorar, evidenciando o conhecimento que cada criança traz consigo, elegendo este como ponto de partida para novas conquistas. Sabe-se também que as crianças desejam saber muito e a maior tarefa do educador é saber ouví-la, conduzindo assim projetos com toda a turma ou então em pequenos grupos. Para tanto as linguagens expressivas compõem nossa proposta, pensando sempre na articulação dos conhecimentos, pois as próprias crianças declaram que aprendem  neste movimento.
 
FAMÍLIA E A ESCOLA

 

Como aproximar as famílias no contexto escolar?
 
Este questionamento tem produzido interessantes diálogos escolares.
 
Durante alguns anos percorremos um caminho para construir e consolidar nosso princípios e durante este tempo nos envolvemos com a comunidade escolar, aproximando-a das propostas educativas e das ações do cotidiano, construindo referências e buscando a identidade que desejamos confirmar. Neste período convidamos a família, por diversas vezes em situações singulares a participarem do contexto escolar, garantindo assim a construção de uma identidade que não fosse apenas dentro dos muros escolares e sim na comunidade.
 
Nosso maior propósito tem sido visibilizar o trabalho educativo com muito mais propriedade, apresentando por meio de documentações pedagógicas o que comtemplamos sobre a criança e os adultos envolvidos neste contexto.
 
Encontros e diálogos celebram as aprendizagens, as convivências, as inquietudes, os questionamentos, pois somos seres humanos que se relacionam e aprendem a aprender. Tornar visível este trabalho é exigir de todos, família e escola, disponibilidade e compromisso em envolver-se com a dinâmica da educação, visualizando o cotidiano por meio de diferentes linguagens (cultural e tecnológica).
 
Acreditamos na comunidade escolar que está disponível a conhecer e compartilhar o conhecimento produzido pela humanidade, construindo um olhar sensível, político e ético, onde são protagonistas desta história.
 
NOSSA ROTINA

 

No cotidiano da Educação Infantil contemplamos propostas, compreendendo que os aspectos mencionados a seguir são essenciais para garantir o desenvolvimento integral da criança:
RELAÇÕES MATEMÁTICAS

 

Nessa abordagem buscamos proporcionar oportunidades para que as crianças participem de experiências e explorações, ampliando seus conceitos e relações matemáticas.
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL / CORPO E MOVIMENTO (ballet e judô)

 

O trabalho está relacionado às experiências sensoriais, expressivas, corporais, que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito/consideração pelos ritmos, desejos e necessidades do corpo; planejamento e organização pessoal, de saúde, cuidado e auto-cuidado.
EXPRESSÃO E APRECIAÇÃO ARTÍSTICA / MUSICALIZAÇÃO

 

Organizamos experiências estéticas e expressivas com a música, artes visuais e plásticas, cinema, fotografia, dança, teatro, literatura.
EXPLORAÇÃO DO CONHECIMENTO DO MUNDO

 

Estão presentes experiências sócio-afetivas, de planejamento, organização pessoal e social; cuidado com o coletivo; experiências que despertem a curiosidade acerca do mundo social e que levem a conhecer, produzir e inserir-se na cultura. Outras experiências que possibilitem o contato, o conhecimento, o cuidado(preservação) da biodiversidade e a sustentabilidade da vida na Terra.
As conversas, entre adultos e crianças e crianças e crianças são consideradas momentos extremamente significativos, pois evidenciam no dia a dia o quanto as crianças vão se apropriando de aspectos da língua materna para expressarem o sentem.
 
Não somente a linguagem, mas também todas os sentidos são explorados, deixando com que a criança perceba por meio do “sentir” que pode conhecer o mundo ao seu entorno. Ao sentir este mundo, anuncia sua identidade, iniciando uma importante caminhada, vivenciando muitas construções.
 
Além das propostas didáticas os projetos fazem parte das construções que as crianças realizam e com eles as crianças ensinam e aprendem, sendo ótimos informantes e sendo ouvintes e agentes deste processo.
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO / INGLÊS

 

O trabalho volta-se para o entendimento da comunicação em seus contextos mais amplos. Não nos restringimos à fala do discurso oral, mas trabalhamos também as inúmeras situações em que ocorre a interlocução entre os educadores e as crianças (situações cotidianas de rodas de conversa, música, história). Propomos experiências de narrativa, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, convívio com diferentes suportes.